...Já nos trinta e no seguimento do BláBlás do Dia a Dia...mais um punhado de rumores...lol...e ainda sem pretensão a Nobel da Literatura ;)

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Saga do Peru

Decidi fazer um jantar de Acção de Graças...


Já ando para o fazer há imenso tempo, e então pensei em começar este ano essa tradição lá em casa...mesmo sendo uma tradição estrangeira, acho que a essência desta celebração tem muito a ver com a nossa maneira de ser e estar na vida: estamos gratos por muita coisa no nosso quotidiano, e nem sempre paramos para pensar a fundo nisso, no meio de tantos queixumes e lamentações diárias...

Então decidimos (...ok..."eu" sugeri e o Mike concordou...) fazer um jantar de Acção de Graças, que nos permitiria não só agradecer mais expressivamente todas as nossas bençãos, mas também listar para a posteridade tudo pelo que estamos gratos, lista que pretendemos manter e se Deus quiser ir aumentando o número de items pelo que estamos gratos de ano para ano :-)


Esta é a parte poética da coisa...
Agora vamos passar á parte taralhoca...

Eu embirrei porque embirrei que se era para se iniciar uma tradição íamos iniciar com pompa e circunstância, com peru e afins...


Os afins (acompanhamentos e sobremesa) já eu resolvi...até com uma graciosa lata pedi à Cristina uma receita de recheio para peru e ela amavelmente e rapidamente enviou-ma (thanks)...


Agora o peru...


Não sei se já observaram um peru...nãos os vivos a "gluglular" pelos campos...Os que estão nas arcas frigoríficas dos supermercados ou talhos...


Pois, eu nunca tinha obervado um peru com toda a atenção mas tive ontem a oportunidade de me debruçar sobre essa tarefa...
Em frente á arca frigorífica de um hiper da zona assoberbei-me de um peru inteiro...Eh pah...o bicho é grande, gordo e feio...Voltei a pousa-lo...

Mas depois pensei: "Eh pah...se não for um peru inteiro o jantar de Acção de Graças não tem graça nenhuma...!" e voltei a pegar nele com mais convicção...
Mas olhei para o peru e ele olhou para mim...e voltei a pousa-lo...
É que é muita carne junta pahhhh...sei lá...

Por essa altura já os seguranças do hiper tinham certamente sido alertados para uma doida a abraçar-se aos perus na secção de charcutaria...

Lá me decidi por levar pernas de peru em vez do dito inteiro...Não sem antes dar uma barraca fenomenal:
Eu-"Levo estas pernas que já estão desossadas..."
Senhor talhante-"Isso não são pernas, é o peito..."
Eu- "Ah...Não...Estava a falar destas, mas queria desossadas..."...(disfarcei a coisa e lá dei com as pernas na montra do talho...)

Em minha defesa por não fazer um peru inteiro tenho a dizer:
1. Mesmo que quisesse fazer um peru inteiro o bicho demora imenso tempo no forno, por isso só estaria pronto lá para Sábado...
2. O Mike prefere as pernas de frango por isso também deve preferir as de peru...
3. Dado o n.º diminuto de convivas ( eu +Mike=2) seria excessivo aparecer com uma besta de 5 kilos...

E amanhã a saga vai continuar...ai vai vai...

10 comentários:

armindasantosp disse...

Bendito perú.

Eu já estive com vários perús e cada um deles a pesar mais de 10 a 12 kg cada um, quando pesam cerca de 15 kg eu desisto e não pego neles (note este peso é já limpo de determinadas coisitas que não fazem mal a ninguém. Isto porque os meus queridos papás costumam criar perús, mas não temos tendência de fazer perú recheado.

Muitos parabéns ao querido sogrinho.

Beijocas
Arminda

armindasantosp disse...

Primeirinha

Bem quando eu disse que eram umas coisitas que não faziam mal a ninguém eu queria dizer que não faziam falta nenhuma (coisitas internas do perú diga-se)

Jocas

Arminda

carla m. disse...

Parabens ao teu sogro...
Gostei da ideia do jantar de Ação de Graças, e se fosse eu também não comprava um peru inteiro mas se for para sabado...conta com mais 2 (ihihih brincadeirinha, seriam 2 e um bocado que a Íris também come!!!).
Beijos grandes

karoxinha disse...

Ola

desculpa a intromissão... já cá venho a algum tempo... e a boa disposição desta casa é contagiante... e hoje não resisti...

mais uma vez... desculpa (tou-me a tornar repetitiva)... mas em vez de perú recheado, porque não franco recheado com a receita de perú, hein????

Lá em casa faço "peru-frango" no natal... e digo eru-frango pelo mesmo motivo... somos 3 (uma karoxa, um ratão e duas bombons)...

Certa vez tive a (in)feliz ideia de fazer o peru porque os meus osgros foram passar o natal comnosco... devo dizer-te que comemos peru durante tres dias... peru nunca mais eheheheheheh...

jinhos karinnhosos
karoxinha

Juanita disse...

ai miga não consigo parar de rir!!

estou a imaginar te abraçada ao bom do peru eh eh eh eh

eu muito pessoalmente , não gosto de assar um peru inteiro (eu sei que é tradição e blablabla) mas prefiro os peitos ou mesmo as pernas (embora essas tenham uns "fios" estranhos, devem ser os tendões eh eh eh), mas pronto!

acho que fazes muito bem em começar uma tradição em tua casa ( e já sabes se sobrar muita coisa leva lá pra cas eh eh eh)

agora me vou...e fico a aguardar o desenvolvimento da coisa!!

beijos grandes

Juanita disse...

ah esqueçi-me...parabêns ao sogritoooooooo!!!

beijocas

Luazzinha disse...

eheheheheh só tu mesmo!
acho que por isso é que és tão especial pra mim :)
eu adoro pernas de puro assadas no forno :)
bjs com carinho
aguardo o resto da saga :)

Seni disse...

As coisas que agenti aprende aqui na blogsfera!
Perú só bifinhos mesmo... não gosto muito da outra carne...
kisses

Cristina disse...

LOL, realmente um peru só para vocês os dois seria enorme...

:)))

O meu recheio já está feito, à espera de entrar dentro do peru esta manhã, vou leva-lo para casa da minha "cunhada" para ela o fazer, o jantar é lá, e eu fiz o recheio e vários doces...é a primeira vez que faço o rocheio para a familia deles, vamos ver como é que vai ficar,e o que vão dizer heehee...

beijinhus e um feliz dia de Açao de Graças, e como tu dizes, não é preciso ser aí feriado, todos temos que parar e dar graças ao que a vida nos dá

:)))

Ana disse...

Fico contente de comecares a festejar o Dia de Accao de Gracas, nao interessa que seja uma tradicao do N.America, o que interessa eh que ter amigos e familia sentados na mesma mesa cheia de boa comida e agradecerem a Deus tudo o que de bom teem, so pode ser bonito e louvavel.

* Nao gosto nada de assar o peru inteiro, prefiro pernas, ou entao o peito rechado.