...Já nos trinta e no seguimento do BláBlás do Dia a Dia...mais um punhado de rumores...lol...e ainda sem pretensão a Nobel da Literatura ;)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Iguarias natalícias




Que melhor altura para falar de manter a linha que na época natalícia?!Hum?!


Eh eh ehhhh


Já a antever os excessos que se avizinham, fiz uma promessa solene a mim própria de não comer doces até dia 23 de Dezembro...isto desde dia 2 de Dezembro...e tenho mantido a minha boca(rra) fechada a tudo o que seja sobremesas, bolos e bolinhos...

Tem mesmo que ser, porque com as festas de convivio de departamento, subsecções do departamento, divisões das secções do departamento, chefias da empresa, sub-chefias das chefias...ok...tenho ido a algumas almoçaradas de convívio que implicam sempre paparocas pesadas...


Mas este ano tenho-as fintado todinhas!Corajosamente!

Tenho comido grelhaditos (que para mim nem é sacrifício nenhum) e fruta à sobremesa...Quando chegarem a véspera e dia de Natal, em que certamente me vou abastecer de iguarias, o meu estômago até vai estranhar o repentino aumento calórico!lol!


Falando de iguarias, vou aqui partilhar a nossa mesa de consoada e mesa de dia de Natal...pelo menos o que eu e a minha Mãe estamos a planear fazer, que não significa propriamente que venha a ser feito...e também não significa que não venham a ser acrescentadas outras ideias...


Gostava que todos os que gentilmente me visitam fizessem o mesmo ...Pode ser?


Acho engraçada esta partilha de tradições, especialmente porque na nossa casa também nós temos tradições provenientes de Norte a Sul do País: a minha mãe é alentejana, o meu pai é trasmontano, a minha sogra é algarvia e o meu sogro lisboeta.

A ceia de Natal é em nossa casa, com os meus pais e sogros, cunhada, tia e sobrinhas e começa ao fim da tarde...o serão é longo...


Filhoses de laranja
Sonhos de Abóbora
Sonhos de Natal (trazidos pelos Sogros)
Azevias de Grão (Alentejo-Algarve)
Azevias de Batata-Doce (Alentejo-Algarve)
Fatias Douradas ( á moda de moi-même)
"Beignets" de maçã (inovação este ano)
Aletria (Trás-os-Montes)
Tronco de Natal com doce de ovos(à minha responsabilidade)
Arroz Doce (feito pela minha Sogra)
Trufas de chocolate Branco
Brigadeiros
Bolachas de gengibre e canela
Bolo Rei (oferta da Empresa)


Rissois de carne
Rissois de camarão
Pasteis de bacalhau
Polvo frito (Trás-os-Montes)
Safio frito (Trás-os-Montes)
Paté de atum
Tábua de queijos
Carnes frias


Nozes, Amêndoas, Avelãs e Pinhões
Macadamias, Cajus, Pistachios,Sultanas,
Ameixas, Figos, Alperces

Em jeitos de entradas, marisco com tostinhas, patés, os salgadinhos referidos e requeijão com doce de abóbora;

O prato principal é desde o nosso 1.º Natal há 5 anos, bacalhau cozido com batatas, couves, nabos e ovo, regado com azeite de cebolada e alho, e acompanhado por broa e pão de sementes.


Sei que cada vez mais a tradição é adaptada, para bacalhau com natas ou outro tipo de bacalhau; noutras casas faz-se peru ou assa-se cabrito...mas em nossa casa fazemos muita questão de manter esta tradição do bacalhau cozido, não só pela tradição, como também por haver tantas outras iguarias mais pesaditas, que o bacalhau acaba por desenjoar :-)

Depois de comermos o prato principal, levantamos todos a mesa e pomos a mesa dos doces, frutos secos, queijos e fritos. Também gosto de servir fruta, cai sempre bem depois dos excessos da ceia. E durante o serão bebemos chá ou chocolate quente, enquanto inventamos um jogo qualquer para partilhar em família, como o bingo ou karaoke. ;-)
O dia de Natal é passado em casa dos meus pais, com tios e primos maternos e este ano também com os meus sogros; a ementa mantem-se com a excepção do prato servido á mesa que é cabrito/borrego assado com batatas assadas e salada rica.Os meus tios e primos trazem sempre uma ou outra sobremesa e a minha mãe faz uma salada de frutas que dá para alimentar meia África...lol...

E em termos gastronómicos é assim o nosso Natal...
Por isso é que ando já a adiantar-me a cuidar da linha...

6 comentários:

karoxinha disse...

Ola

hoje ao ler-te voltei atras no tempo... muito atras... quando eu era uma adolescente... e todas essas coisas aconteciam lá em casa... era tão bom... tao "natal"... doces... muito doces essas lembranças... tantas e tantas saudades... tantassss...


o natal ali em casa, vamos ser nós e os outros... mas os outros nao sabem festejar o natal "a minha maneira"... o meu sogro deita-se antes das 10... e depois levanta-se na hora dos presentes... minha sogra passa o serao a ver tv... enfim...

logo eu que sou toda farra... que adoro este festa... que adoro dar pulos... la em casinha ate teatrinho faziamos... acreditas???... era tão doce...

nao ligues... fico sempre assim nesta altura do ano...

mas olha para te rires... uma vez eu pus na cabeça que queria vestir um pijama lindo cor de rosa na noite de natal, mas tava a xover e o dito nada de enxugar... entao fui po-lo em cima da salamandra q tuinhamos na altura... conclusao... fikei com um pijama ultra moderno pq ficou sem "rabo"... ou seja queimei-o... foi um farto-te... eu tinha entre 10/12anos... mas foi lndo...

jinhos karinhosos
karoxinha

ps... tou enfartada... vou ali beber qualquer coisa para ajudar na digestao... q so de te ler fikei xeia... uffff

Juanita disse...

bem essa mesa promete eh eh eh
sim miga fecha a boca(rra) pq com essas iguarias todas não há lçinha que resisita! eh eh
aqui pelos meus lados tb não dispensamos o bacalhau cozido com batatas e couves (para um batalhão, alias costumo comer couves até ao ano novo), mas começei a fazer o bacalhau para os miudos, tambem as rabanadas, o bolo rei, o tronco de natal, o pudim de ovos, a tarte de chocolate, o toucinho do ceu e ilha dourada (feitos pela sogra da minha cunhada) não faltam lá em casa...
no dia seguinte o peru assado, o borrego (bheccc)estão lá para serem comidos!
de resto são os frutos secos, os inumeros doces (que até enjoamos só de olhar) fazem parte desse dia em que os excessos são mais que muitos...

beijocas cheias!!

Jojozinha disse...

Loool nao sei mesmo porque dizes isso! Mas se o achas, é porque devo ter jeito a escolher roupa que disfarce!
Bem, quanto ao peso, que venha mesmo o Natal, e depois logo se ve!
O meu Natal é optimo: doces há de tudo...
Quanto a pratos principais à sempre dois pelo menos: bacalhau com natas (sempre), e depois carne com amejoas à alentejana, ou rolo de carne no forno... e assim! Sempre montes de entradas: pao, queijo, paios... sobremesas com fartura... enfim, tudo em família: é lindo!
:P
Beijinhos**

Jojozinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jojozinha disse...

:D:D
Nao tenho achado tanto isso!
Acabei de postar :P
Se quiseres passa por la de novo:P
Beijinhoo

Pensamentos de Cão disse...

Olá!
Cá por casa, este ano substituimos o bacalhau cozido por assado no forno. A tradição dos doces anda pelas empanadilhas (julgo que é o mesmo que azevias), filhós e ainda fiz um doce de ananás e um bolo de noz.